13ème arrondissement: Bem mais do que o bairro chinês

Você já deve ter ouvido falar do bairro chinês em Paris (quartier asiatique ou quartier chinois), que está localizado no 13ème arrodissement da Cidade Luz. O que pode passar despercebido sobre esta região é que ela possui muito mais coisas e lugares interessantes do que se pensa. Conheça um pouco mais este lado de Paris e se surpreenda. 

A região, também conhecida como arrondissement des Gobelins, é dividida em quatro bairros diferentes, que são eles: Quartier de la Salpêtrière; Quartier de la Gare; Quartier de la Maison-Blanche; e Quartier Croulebarbe. Mas o maior destaque entre os turistas acaba sendo mesmo o bairro chinês, que antes ficava às margens do rio la Bièvre, um verdadeiro esgoto a céu aberto (coberto em 1910).

Em meados do século passado diversas casas e comércio do local, que era marcado pelo comércio de açougueiros, de tintureiros, foram demolidos, dando lugar a arranha céus. Como ficava mais afastado do centro da cidade, muitas pessoas não queriam morar no local, que acabou sendo ocupado por imigrantes da Ásia, dando origem assim ao que temos hoje.

Além do bairro chinês 

A Manufacture des Gobelins, tradicional fábrica de tapeçarias da França, foi criada em 1601 no reinado de Henri IV e forneceu tapeçaria para os castelos durante o período da monarquia. A sua galeria foi renovada a partir do fim dos anos 1970 e transformada em um espaço de exposições. 

O quartier de La Butte aux Cailles é considerado um lugar à parte em Paris por sua calma durante o dia e movimento à noite. Tratava-se de uma colina de moinhos de vento que foi poupada da modernização dos arredores.

Le Batofar, um barco vermelho ancorado que funciona como restaurante e sala de espetáculos, para até 300 pessoas, também merece o seu destaque. Ele fica ancorado no rio em Port de la Gare, próximo à Biblioteca Nacional.

Venha conhecer a Cidade Luz com a Minha Paris e se surpreenda com toda sua beleza e história.

 

Posted in Transfers & Traslados and tagged , .

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


*