Arco do Triunfo de Paris é atração inevitável na cidade

Quem vai à Paris já possui pelo menos um roteiro básico, incluindo é claro uma visita ao Arco do Triunfo. E isso acontece porque este é um dos pontos turísticos mais visitados da Cidade Luz, ao lado da Torre Eiffel e do Museu do Louvre. O que muitas vezes acontece também é de as pessoas visitarem sem nem mesmo conhecer o seu significado. 

Por isso, vamos contar para você um pouco mais sobre a história desse monumento, para que você faça uma visita mais consciente do Arco do Triunfo quando estiver em Paris.  

História do Arco do Triunfo 

Foi uma ideia dos romanos criarem um monumento parecido com um arco para celebrar e eternizar as suas vitórias militares. Seguindo esta mesma linha, o Arco do Triunfo francês foi construído com o objetivo de enaltecer a vitória do imperador francês Napoleão Bonaparte na Batalha de Austerlitz, em dezembro de 1805. Após prometer aos seus comandados ainda no campo de batalha, o monumento começou a ser construído em 1806, mas só pode ser finalizada em 1836, por causa da derrota do Império de Napoleão na Batalha de Waterloo, em 1815. 

O Arco do triunfo foi oficialmente inaugurado em 1836, 15 anos após a morte de Napoleão (1821). Ele foi projetado por Jean Chalgrin, tornando-se uma espécie de símbolo de patriotismo e motivo de orgulho para os franceses. Situado na Place Charles de Gaulle, no alto da Avenida Champs Élysées, o Arco do Triunfo se destaca com os seus 50 metros de altura. 

O monumento se tornou um ponto especial para o início das paradas militares, manifestações populares e, claro, visita de turistas. Cada escultura em altos-relevos, baixos-relevos ou inscrições inseridas no Arco do Triunfo possui um significado. Entre elas se destaca a que ilustra a Partida dos Voluntários de 1792, também conhecida como “A Marselhesa”, esculpida por François Rude em 1833. Ela representa a Pátria-mãe com as asas abertas e estendidas, como se estivesse chamando ou motivando os voluntários para que se unam e lutem pela França. 

Com o objetivo de comemorar o Dia do Armistícios (1921), que marca o fim da Primeira Guerra Mundial, foi construído embaixo do Arco do Triunfo o “Túmulo do Soldado Desconhecido”, que é onde foram depositadas as cinzas de um soldado morto na Primeira Guerra. Se você for visitar este monumento, não deixe de entrar nele e visitar o museu e todas as demais obras que contam a história desta importante construção. Além disso, a vista do alto é maravilhosa e permite ter uma visão panorâmica de toda Paris.

Posted in Transfers & Traslados and tagged , , , .

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


*