Bebidas para brindar em Paris!

Estar na França é a oportunidade de apreciar os "vinhos nacionais" sem pesar tanto no bolso. Vinhos de excelentes safras e procedências variam de preços mas, na média, uma boa garrafa de vinho francês custa 5 euros em um mercado e 12 euros em um restaurante. Há alguns restaurantes que servem o vinho da casa, geralmente mais em conta e normalmente muito bons. Pode perguntar à vontade sobre a origem, o tipo de uva ou qualquer outra informação.

Vinho na França é como futebol no Brasil: quase uma religião, então, mesmo o francês que não entende muito saberá um pouco mais sobre enologia do que qualquer turista. E todos atendentes de restaurantes parisienses conhecem bem a carta de vinhos do estabelecimento.

Vinho em francês é VIN, se pronuncia "vã" e podem ser rouge (tinto), rosé (que também chamamaos "rosê" no Brasil) ou blanc (branco). O vinho tinto normalmente se toma no inverno e os brancos e "rosês" são as bebidas dos dias quentes, ou para acompanharem frutos do mar. Não se surpreenda ao ver franceses colocando cubos de gelo nos vinhos blanc e rosé: é um hábito muito comum no verão.

Outras bebidas típicas da França são o champagne e a cidre. A primeira dispensa a apresentação: mundialmente conhecida como a bebida mais nobre do planeta, pode ser tomada em cup (uma taça) ou bouteille (garrafa) em qualquer bar, bistrô ou restaurante. Já a cidra, um espumante feito à base de maçã, é uma bebida ótima para acompanhar crepes e galettes.

Para os drinks,  os nomes costumam ser os mesmos que conhecemos no Brasil e pode-se pedir pela marca,  pincipalmente o  uísque. Um aperitivo típico é na França é o KIR, que é feito com vinho branco e licor de cassis.O Kir Royal é pronunciado "kir roaial” é cassis com champanhe.

E como é recomendado beber vinho acompanhado de um copo d'água, aqui vão mais algumas palavras em francês…

EAU PLATE pronuncia-se  "o Platt” e significa" água sem gás”.

EAU GAZEUSE pronuncia-se “o gazez" e significa “água mineral com gás".

Se você não quer pagar pela água, você pode pedir :

UNE CARAFE D’EAU; é pronunciado "ine caraff d'ô”,  ou seja, uma  jarra de água.

E agora é partir para o tim-tim!

Posted in Comidas & Bebidas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


*