Castelo Vaux le Vicomte mais da história ao lado de Paris

O castelo Vaux le Vicomte está situado a 55 km de Paris, sendo um delicioso passeio que faz brilhar os olhos de todos que querem conhecer mais sobre a história da França sem sair dos arredores da capital francesa. O local foi o palco de uma história trágica.

Era nele que morava Fouquet, o ministro do jovem rei Louis XIV, que tinha apenas 22 anos na época. O castelo era considerado o mais bonito da França, localizado entre duas residências reais, que era o chatêau de Vincennes e o de Fontainebleau. Nesta época, o castelo de Versailles ainda não existia. 

A história do Castelo Vaux le Vicomte 

A história conta que no dia 17 de agosto de 1661 Fouquet organizou uma enorme festa para o rei, que por sua vez ficou com ciúmes da riqueza e opulência do seu ministro. O resultado foi que Louis XIV ordenou a sua prisão perpétua, designando o mosqueteiro d’Artagnan, que era o chefe dos mosqueteiros, para a execução da sentença.

Na verdade, a história é muito mais complexa, pois sofre influência de todo um contexto especial daquela época, como o colapso financeiro do reino, intrigas, verbas desviadas, entre outros. Atualmente é um castelo privado, estando totalmente mobiliado e bem conservado. 

Quem visita o local até o dia 11 de outubro pode ver o castelo iluminado com mais de 2.000 candelabros, nos sábados à noite, reproduzindo o ambiente das festas organizadas por Fouquet. O ambiente fica completo com um bar à champagne e a música clássica que se ouve nos jardins. 

Estando em Paris, conhecer o Castelo Vaux le Vicomte é quase obrigatório, seja pela beleza, pela história ou mesmo pela proximidade. Este é mais um passeio que você pode fazer com todo conforto e segurança utilizando os serviços da Minha Paris.

Posted in Passeios & Excursões and tagged , , , .

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


*