Cultura Francesa: compreender é a chave para uma viagem tranquila

A cultura francesa possui algumas diferenças marcantes em relação às demais que encontramos em outros países, apesar de possuir algumas semelhanças também. Muitas pessoas que passam pelo país costumam levar de volta, além das boas lembranças da cidade luz, alguma reclamação de um serviço mal prestado ou de um atendimento mais ríspido. 

Na verdade o que acontece é que, em boa parte das vezes, as pessoas é que não compreendem as particularidades da cultura francesa, dificultando a comunicação entre o turista e os prestadores, o que pode gerar conflitos e erros desagradáveis. Apesar de se tratar de um país que tem o turismo como uma das principais atividades econômicas, os franceses não estão dispostos a abandonarem sua cultura, costumes e valores em função de um atendimento.

Por isso a importância de que o turista busque compreender antecipadamente estas particularidades para evitar problemas e tornar sua estadia ainda melhor. Existe um código básico que é: sorria sempre, seja educado e se esforce para falar as expressões mágicas “bonjour”, “s’il vous plaît” e “merci” (bom dia, por favor e obrigado).

Um bom exemplo é para pedir informações. Se você precisar perguntar alguma coisa para um francês, faça-o com um sorriso no rosto e não espere que ele responda sorrindo, pois não é sempre que acontece. O código é assim: quem pede, é quem sorri. Outra dica é não interceptar alguém que anda pela rua apressadamente, pois ele certamente estará atrasado ou com horário apertado e possivelmente não irá parar para ajudar. Procure pessoas que caminham mais lentamente, vá a um estabelecimento comercial, etc. 

Na França não é como na América Latina: se você fica bravo, você não vai conseguir nada. Na Europa amabilidade abre as portas, enquanto a agressividade ou demonstrações de raiva vão fechá-las. É sempre bom lembrar que ninguém quer cometer erros ou prejudicar um cliente. Acidentes acontecem e o melhor é sempre tentar resolver os imprevistos da forma mais cordial possível.

Posted in Hábitos & Cotidiano and tagged , , .

One Comment

  1. Olá
    Viajo à Paris em março/15 gostaria de saber passo a passo saindo do Orly. Vou chegar de Lisboa pela TP, vou até o Bristol republique, 68, rue de malte, 11, bastilha, 75011. Muito obrigada

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


*