Em Paris, o metrô é um grande amigo.

Como andar de metrô em Paris

Uma das melhores coisas de Paris é a facilidade de acesso a todos os locais da cidade, através de uma extensa e diversificada rede de metrô. Em média, a cada 500 metros é possível encontrar uma estação e, certamente, haverá um metrô não muito longe do seu hotel (existem mais de 300 estações).

Em qualquer hotel ou loja é possível encontrar mapas da cidade, com o plan de metro (mapa do metrô no verso). Não se assuste com a teia colorida que se apresenta. Usar o metrô requer uma lógica muito simples: procure primeiro a estação de partida, depois, a de chegada. 

Verfique no mapa quais são as conexões das linhas que precisrá fazer até chegar ao destino. A partir daí é só prestar atenção em qual direção deve pegar cada linha até o destino final. As direções representam as estações finais, então, cada vez que entrar numa estação, ou descer lá para fazer uma conexão, é recomenddao já saber três coisas:

- o número da linha;

- a direção a seguir;

- a estação onde se vai descer (para fazer uma conexão ou estação final). 

O metrô de Paris é sempre muito bem sinalizado, mas existem estações enormes, por onde passam mis de 5 lonhas diferentes, então, saber para onde vai é sempre um ganho de tempo. 

Bilhetes : o melhor e mais econômico é comprar um “carnet " de 10 bilhetes, que se pede: “an carné sil vu plé” (un carnet si vous plaît). Também se pode comprar esse carnê nas máquinas, que são muito simples, aceitam cartão e dinheiro e dispõem de instruções em outras línguas, como inglês e espanhol.  O carnê vai custar o mesmo que comprar 10 unidades mas evita-se o desperdício de tempo a cada vez que precisar embarcar em um metrô.

Atenção : é importante manter o bilhete de metrô usado na estação de partida até a sair da estação de destino. Como é possível entrar em algumas estações sem precisar passar por roletas, é muito comum em Paris ocorrerem blitz de fiscalização em diversas estações da cidade. Caso seja parado em uma delas, basta mostrar o bilhete usado. Sem ele terá que pagar uma multa em torno de 45 euros.

Posted in Localização & Mobilidade.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


*