Experimentando queijos em Paris

O queijo ou “fromage” (em francês) é um dos maiores símbolos da culinária francesa e pode ser amplamente degustado durante sua visita à Cidade Luz. Seja enquanto saboreia um delicioso vinho ou Champagne ou mesmo nos deliciosos pratos que possuem este ingrediente em sua receita. O que você não pode deixar de fazer é experimentar toda a variedade de queijos em Paris. 

Variedade de queijos em Paris 

Se você já pensou logo em experimentar todos os tipos, nós sugerimos calma, pois aqui você pode encontrar mais de mil diferentes, o que você gastaria muito tempo para conhecer. O consumo de queijo é altíssimo, chegando à marca de 57 kg consumidos por segundo! Mas, se você quer conhecer melhor os queijos franceses e não sabe por onde começar, seguem aí algumas dicas de quais queijos comer em Paris. 

O queijo Emmental foi o mais consumido pelos franceses no ano de 2014, sendo o mais comum encontrado em sanduíches, saladas, massas, entre outros. Produzido com leite de vaca e de origem suíça, ele foi incorporado à culinária francesa e começou a ser produzido no país, sendo facilmente encontrado também ralado (rapê, em francês). 

Já o Camembert é o segundo mais consumido pelos na França, tendo como marcas o gosto e o cheiro muito fortes. É uma prova de que os franceses gostam mesmo de sabores mais exóticos. Apesar de ser um queijo fabricado artesanalmente na região de Normandie (norte da França), a maior parte do que é consumido vem da produção industrial. 

O queijo Chèvre (queijo de cabra) fica em terceiro lugar, sendo considerado o preferido das mulheres. Ele também pode ser encontrado de fabricação artesanal e industrial. 

No caso do queijo Roquefort, ele possui um diferencial que é chamado de AOP (Apelação de Origem Protegida), o que significa que ele só pode ser fabricado em uma única região da França, que é Aveyron, próximo aos Pyrénées. 

Outra delícia que você precisa conhecer é o Cantal, que também possui AOP, originário artesanalmente da região de Auvergne (que fica no centro da França). Este queijo pode ser encontrado em três tipos diferentes, sendo o “Jeune”, que passou por um descanso em uma cave entre 30 a 60 dias, o entre-deux, que ficou entre 90 e 120 dias e o vieux, que descansou por no mínimo 240 dias. 

Além destes, você ainda pode experimentar o Saint-Nectaire, Comté, Brie, entre tantos outros. O que podemos assegurar é que você não vai se arrepender! Lembrando que a Minha Paris pode levar você para algumas das regiões produtoras de queijos e outros produtos da França!

Posted in Gastronomia.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


*