Fontainebleau: história, luxo e natureza ao lado de Paris

A cidade de Fontainebleau está situada no departamento de Seine-et-Marne, que ainda pertence à região de Île-de-France. A região ficou famosa por causa do castelo de mesmo nome e de sua floresta (forêt de Fontainebleau). Atraídos por sua riqueza histórica e natural preservadas, a cidade recebe visitantes de outras regiões com o objetivo de fazer caminhadas e esportes ao ar livre. 

O Castelo de estilo renascentista e clássico, rodeado de jardins exuberantes, está localizado no centro da cidade tendo sido utilizado como morada para reis e governantes da França, entre eles François I e Napoleão III. Ao longo da história ele recebeu influência de vários reis, cada qual com a nítida intenção de deixar sua marca. 

Castelo de Fontainebleau 

OS registros históricos contam que as primeiras construções tiveram início no século XII (sendo que desta época apenas o donjon continua de pé), mas que foi a partir de 1528 que o castelo começou a tomar a forma que apresenta hoje, quando François I mandou reconstruí-lo a partir de uma inspiração italiana. 

Apesar disso, foi Henri IV que realmente conseguiu concluir a maior parte das obras, investindo na ampliação e embelezamento de tudo o que havia no local. Durante o período da Revolução Francesa o castelo foi completamente esvaziado, tendo apenas os prédios poupados. Quando Napoleão I chegou ao poder ele transformou o castelo em uma das residências imperiais, dando a ele novo mobiliário.  

O rei Napoleão continua sendo uma das maiores atrações do local, que conta com um museu expondo lembranças histórias dele e de sua família no período em que viveram ali (entre 1804-1815). 

Atualmente a residência mantém as características de como era em 1860, com os móveis e decorações deixados por Napoleão III e sua esposa Eugénie. O Castelo de Fontainebleau é considerado um dos mais mobiliado castelos reais franceses e uma das maiores residências reais conservadas na Europa, inscrito ao patrimônio mundial da Humanidade. 

E tudo isso está há pouco mais de 70 Km de Paris. Se você quer fazer uma visita inesquecível à cidade de Fontainebleu sem se preocupar com o transporte é só aproveitar os passeios da Minha Paris. Acesse e descubra estas e outras maravilhas francesas com a gente!

Posted in Passeios & Excursões and tagged , , .

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


*