Lourdes: lugar de fé e harmonia com a natureza

Lourdes é, sem dúvidas, um dos santuários cristãos mais conhecidos e visitados em todo o mundo. A cidade, que fica a 850 km de Paris, está localizada no sudoeste da França, sendo também a porta de entrada para os vales dos rios Arrens, Cauteres, Ossau e Gavarnie.

O santuário de Lourdes recebe aproximadamente 6 milhões de visitantes por ano, o que coloca a cidade entre os principais destinos do turismo religioso mundial. Muitas pessoas vêm apenas para conhecer o famoso local e sua história, mas a grande parte delas busca pedir ou agradecer por algum milagre recebido, como a cura de uma doença ou outra graça alcançada por intermédio de Nossa Senhora de Lourdes.

É importante destacar que Lourdes é um destino que possui uma estrutura invejável para receber os peregrinos de todo o mundo, contando inclusive com mais hotéis per capita do que qualquer outra cidade lugar da França.

História de Lourdes

Foi em janeiro de 1858, que a menina Bernadette Soubirous, na época com apenas 14 anos, afirmou ter tido visões da Virgem Maria em uma gruta rochosa. Segundo ela, orientações divinas a conduziram até uma fonte na Frotte de Massabielle. A última visão tida pela garota foi em 1862 e desde então milhares peregrinos visitam a gruta diariamente para encher garrafas, deixar suas homenagens, presentes, símbolos dos milagres alcançados, etc.

Muitas pessoas visitam também a casinha na Rue des Petits-Fossés, onde a menina viveu com a família. As visões de Bernadette foram reconhecidas pelo Vaticano e a garota foi beatificada em 1933. Foi construída uma igreja sobre a gruta, que conta com uma imagem da Virgem no nicho onde se deu a aparição.

Outros locais importantes para visitar são a Basilique du Rosaire, construída em honra de Bernadette em 1889, e a Basilique de Saint Pie X, que é uma igreja subterrânea que foi consagrada em 1958, ano do centenário das visões. Esse templo pode abrigar cerca de 30 mil pessoas. Ao redor do local, há várias construções e monumentos em homenagem à Bernadette - é o Santuário Notre-Dame de Lourdes.

No entorno da cidade também existem outros lugares interessantes para fazer uma visita, como as cavernas (cerca de 15 km ao sudoeste); o Pic du Jer, que é uma montanha de 95 metros de altitude que fica perto da cidade. Vale lembrar que as atividades religiosas e de ecoturismo da cidade funcionam melhor entre abril e outubro, quando o clima está mais agradável para a realização de atividades ao ar livre (como missas e procissões à luz de velas).

Você pode conhecer o santuário de Lourdes e diversos outros lugares incríveis da França com a Minha Paris, sempre com todo o conforto e segurança que você merece!

Posted in Passeios & Excursões and tagged , , , , .

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


*