Nuit Blanche de Paris: a arte toma a cidade!

Nuit Blanche de Paris: a arte toma a cidade!

Noite Branca: a Nuit Blanche de Paris - evento cultural que acontece todo o ano e marca a passagem da estação de verão para o outono - começa no próximo sábado, dia 4 de outubro. Para quem está em Paris é a oportunidade de aproveitar este momento único de integração entre a paisagem urbana de uma das cidades mais belas do mundo e diversas manifestações artísticas.

Este ano a Nuit Blanche convida a redescobrir a margem esquerda de Paris, através de um itinerário denominado de a Grande Jornada Artística (Grande Randonnée Artistique - GRA).

Do belo prédio da prefeitura, o l’Hôtel de Ville, até o Panthéon. Da Gare d'Austerlitz até a antiga estação de trem Massena, do Parc Georges Brassens ao Parc André Citroën, passando por Montparnasse e o Hospital Necker, através de um trajeto em círculo. Nestas áreas serão apresentados os projetos criados por quarenta diferentes artistas internacionais, convidados especialmente para a Nuit Blanche.

As apresentações são divididas em "pontos de vista" e os projetos são todos idealizados para o espaço exterior, interagindo com o patrimônio público. Ao longo da rota da GRA as intervenções culturais complementam a paisagem da Nuit Blanche.

Materializada na forma de uma linha azul no chão, ligando os pontos ao longo da rota proposta, a Grande Jornada Artística da Nuit Blanche leva a seis diferentes pontos de vista e é também o caminho mais direto (que leva de 20 a 25 minutos no máximo) para mudar de um ponto de vista para outro, a pé ou de transporte público.
 Para guiar o público, é simples: estão disponíveis guia e mapa GRA nos vários pontos de informação da Time Out Paris. Pegue o mapa, siga a linha e "profite la Nuit Blanche de Paris"!

Alguns destaques da programação:

Tour Montparnasse / Hopital Necker - Enfants Malades / Instituto Nacional de Jovens Cegos (15 e 7ème)
O pequeno triângulo da Torre Montparnasse, Hospital Necker - de atendimento infantil- e do Instituto Nacional para Jovens Cegos, concentrará obras monumentais e imerões apelam paraas "forças" físicas e digitais, ativando a sensorialidade. Um programa sensorial voltado mais especificamente às famílias.

À luz das árvores de Montsouris (14ème)
Pulmão verde no coração da cidade, os parques e jardins de Paris muitas vezes oferecem uma paisagem tranquila do encontro entre o homem e a natureza, sendo as árvores grandes testemunhas. E se a noite, por alguns alquimistas benevolentes, venham iluminar a nossa imaginação!?

Les futurs composés : Prefeitura / BHV (4ème)
Entre o natural e o sobrenatural, os artistas Tsai Ming-liang, Hicham Berrada e Motoi Yamamoto sugerem novos mundos, através de suas obras, e convidam-nos a comtemplar essas horizontes à medida que se preparam para um ritmo urbano.
Toda a programação pode ser encontrada, em francês, no site da prefeitura de Paris.

Posted in Artes & Entretenimento.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


*