Paradis Latin: opção de diversão para sua noite em Paris

O Paradis Latin, apesar de ser o menos conhecido pelos brasileiros entre os cabarés parisienses, está entre os melhores espetáculos da noite de Paris. O nome leva a crer que se trata de um espaço dedicado a shows de danças latinas, mas ao contrário disso, suas apresentações trazem grande fidelidade às tradições francesas do vaudeville e do cancan, que povoam a mente de quem pensa em cabarés. 

Além dos shows que são realmente de tirar o fôlego, o próprio local já é motivo mais do que especial para conhecer. Sua história está interligada ao próprio desenvolvimento da cidade de Paris. Na construção do prédio foram utilizadas partes da antiga muralha erguida por Philippe Auguste no fim do século 12 para proteger a cidade. Construído por ordem de Napoleão Bonaparte e inaugurado em 1803, o espaço recebeu inicialmente o nome de Théâtre Latin. 

Durante a guerra franco-prussiana, o teatro foi parcialmente demolido e a própria região perdeu muito em prestígio tanto para os franceses quanto para os turistas. Apenas em 1887, em meio à preparação da cidade para a Exposição Universal de 1889, foi que começou uma grande mobilização pela reforma de toda a região, quando o teatro foi totalmente reconstruído. A obra foi liderada por ninguém menos que Gustave Eiffel, dando forma ao Paradis Latin, inaugurado em 20 de janeiro de 1889. 

Ascensão, declínio e renascimento do Paradis Latin 

As atividades do novo cabaré seguiram fazendo sucesso até os anos de 1930, quando o estabelecimento foi à falência e o prédio virou apenas um depósito, sendo esquecido depois de um tempo. Na década de 1970 o espaço foi vendido ao empresário Jean Kriegel, que tinha o objetivo de demolir a construção. Ao começar os trabalhos de demolição, foi descoberta a cúpula do mezanino e, após um trabalho de pesquisa, houve imediatamente uma mudança radical no seu destino. O prédio foi tombado por sua importância e riqueza histórica, Kriegel se associa a Jean-Marie Rivière e os dois decidem reabrir o Paradis Latin como podemos conhecer atualmente. 

O espetáculo é incrivelmente alegre, colorido e surpreendente. Quem o apresenta é o carismático mestre de cerimônias Jean-Louis Pello, que sempre alterna entre os idiomas inglês e francês. São apresentações que colocam a semi-nudez das bailarinas e bailarinas e bailarinos de uma forma muito sutil, o que torna o espetáculo sensual, mas nem um pouco vulgar. Todo o corpo do bale apresenta forma física impecável, o que transforma todos os números de dança imperdíveis (inclusive o famoso cancan!). 

Um dos detalhes que faz toda a diferença para os brasileiros que vão se divertir no Paradis Latin é a presença de Robertinho, um brasileiro de muito conhecido em Paris e que é o responsável por fazer uma ligação entre público e o apresentador. O Paradis Latin promove também, uma vez por mês, um atelier de cancan para quem quer aprender e praticar um pouco dessa dança (serve para homens e mulheres!). A casa de espetáculos fica em 28 rue du Cardinal Lemoine, 75005 Paris.

Este é mais um passeio incrível que você pode fazer com todo o conforto e segurança que a Minha Paris pode oferecer!

Posted in Transfers & Traslados and tagged , , .

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


*