Praças de Paris: histórias por toda parte

As praças de Paris, além de numerosas e belas, também são capazes de recontar a história da cidade e do país, pois carregam consigo as marcas e monumentos que lembram o que passou. A cidade Luz possui um grande número de praças, o que a torna ainda mais interessante e atrai muitos turistas. Para você que deseja conhecer mais sobre Paris, vamos apresentar um pouco da história de algumas praças da cidade. 

Principais praças de Paris 

A Place de la Concorde (8ème) é a maior praça de Paris, construída em homenagem ao Rei Louis XV, é uma das praças mais conhecidas e mais bonitas da cidade, com belas fontes e um obelisco egípcio. Ali foram mortos na guilhotina Louis XVI e Maria Antonieta, em 1793.  

A Place des Vosges (4ème) é também considerada uma das praças mais bonitas da cidade, sando também uma das mais antigas. Sua construção se iniciou em 1605 e foi inaugurada em 1612, para o casamento de Louis XIII com Anna da Áustria. Ela encanta pela sua simetria, sendo também o local escolhido para abrigar o Museu Victor Hugo. 

A Place Charles de Gaulle (8ème) é onde está situado o Arco do Triunfo. Seu nome inicial era Place de l'Étoile, por causa das 12 grandes avenidas que partem dessa praça, formando uma estrela (étoile). 

A Place de l'Opéra (9ème) é atravessada pelo Boulevard des Capucines, que faz parte dos Grandes Boulevards. É onde se encontra a Ópera de Paris, local de grandes espetáculos de ballet, operas e shows. 

A Place Contrascarpe (5ème) está localizada próximo à Place Monge, local onde se encontra a Parfumerie Monge (muito conhecida por estrangeiros que querem comprar produtos com os melhores preços). Este é um espaço de encontro desde o ano 1200, quando foi aberta uma porta (Porte Bordelles), no muro que cercava a cidade (muralha Philippe Auguste). A praça foi criada em 1852 e é muito animada, contando com inúmeros cafés e restaurantes. 

A Place de la République (3ème, 10ème e 11ème) está situada no local da antiga Porte du Temple, na antiga muralha de Charles V, do século XIV. No centro tem um monumento com uma grande estátua de Marianne sobre um pedestal de pedra onde estão a liberdade, igualdade e fraternidade. 

A Place de la Bastille (4ème, 11ème e 12ème) é o Símbolo da Revolução Francesa, muito conhecida pela sua história. Ali se encontrava a antiga prisão, que foi destruída na revolução, em 14 de julho de 1789 e é até hoje palco de manifestações. A "Colonne de Juillet", coluna que fica no meio da praça, foi inaugurada em 1840. 

A Place du Trocadero (16ème) é sem dúvidas a praça com a vista mais bonita da cidade, pois é virada para a Torre Eiffel e para o Palácio Chaillot. Ela fica na antiga colina de Chaillot, aonde Marie de Médicis tinha uma casa de campo em 1583. 

A Place de la Nation (11ème e 12ème) foi construída em 1660 e se chamava Place du Trône. Recebeu o nome atual em 1880. O lago no centro possui uma estátua (de 1889) que representa o Triunfo da República. 

A Place de l'Hôtel de Ville (4ème) é onde está localizada a Prefeitura da cidade, tendo sido palco de execuções na forca e na fogueira. Atualmente é palco de eventos e apresentações diversas.

Posted in Passeios & Excursões and tagged , , , .

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


*