Saint-Chapelle: beleza, história e religiosidade no centro de Paris

A Saint-Chapelle (Santa Capela) está situada na Ilha da Cidade (Île de la Cité), anexo ao Palácio da Justiça, que foi a residência e a sede do poder dos Reis de França entre os séculos X e XIV. Ela foi construída entre 1242 e 1248, a pedido do rei Luís IX, com o objetivo de abrigar as relíquias da Paixão, especialmente a Coroa de Espinho do Cristo.

Nos anos seguintes outras relíquias foram chegando de diversos lugares e aumentando ainda mais o acervo da capela. A Saint-Chapelle foi consagrada no mesmo ano da conclusão de sua obra pelo Papa da época, principalmente a alta Capela, capela real e o espaço para exposição das relíquias. A Capela Baixa, dedicada à Virgem Maria, foi consagrada pelo arcebispo de Bourges. 

A Santa Capela e a revolução 

No período da Revolução Francesa a Santa Capela sofreu muitas degradações, sendo que os mais importantes foram do mobiliário, como o desaparecimento das cadeiras de coro e o púlpito, e as relíquias, que foram separadas. Já em 1846 e nos anos seguintes a Santa Capela passou por uma restauração, o que conseguiu devolver todo o seu brilho. 

A capela baixa é dedicada à Virgem Maria, que ganhou uma imagem que fica bem ao lado do portão de entrada. Já na capela alta, a arquitetura gótica chama a atenção de quem vê. Por sua importância, esta parte da capela recebeu mais cuidados dos arquitetos, escultores e pintores, pois seria ali o brigo das relíquias. 

Além de toda a beleza arquitetônica, os vitrais também contribuíram para que a Santa Capela se tornasse um espaço tão admirado. Ao todo, são 600 metros quadrados de vitrais, sendo considerado o mais completo conjunto da arte do vitral do século XIII. Eles contam a história da humanidade, desde a sua criação até a sua salvação por Jesus Cristo, segundo o que a Bíblia nos conta. 

Os vitrais tiveram que ser totalmente restaurados também no século XIX, pelo mesmo motivo que toda a construção. Atualmente, a Santa Capela e a Prisão anexa ao Palácio da Justiça são os únicos espaços abertos para visitação. É sem dúvidas um lugar muito especial, que você poderá conhecer com todo o conforto e segurança com a Minha Paris

Posted in Transfers & Traslados and tagged , , .

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


*