Paris através dos sabores

Paris através dos sabores

É difícil dizer qual especialidade francesa você não pode deixar de provar durante a sua estadia em Paris. Existem tantas! Na realidade, cada região tem a sua especialidade, logo abaixo apresentamos algumas delas:

As galettes e crêpes da Bretanha: Como o nome indica, o prato vem da Bretanha, mas tem muitas « crêperies » na capital onde você pode provar essa especialidade salgada (« galettes » com bacon, ovo e queijo) ou doce (« crêpe » com manteiga e açúcar ou com caramelo e sal de Guérande).

O croque-monsieur: Não pode deixar de experimentá-lo numa brasserie em Paris. Ele é como um misto-quente com molho Béchamel, simples, mas delicioso! Existe também a versão « Croque-Madame» com um ovo por cima.

 O coq au vin: Frango ao vinho tinto, servido com batatas ou massa. Este prato é um clássico da gastronomia francesa.

 As moules marinières: Mexilhões cozidos ao vinho branco, com cebola e batatas fritas. Os franceses adoram este prato!

A brioche: Irrestível no café da manhã ou no chá da tarde. É uma massa muito cheirosa, feita com fermento, farinha, manteiga e leite. "Se o povo não tem pão, por que não comem brioches?", teria dito, antes da Revolução Francesa, Marie-Antoinette casada com o rei Luís XVI.

 As chouquettes: Mini-brioches com pedacinhos de açúcar, perfeitos para petiscar durante os seus passeios.

 A tarte Tatin: Suculenta torta de maçãs caramelizadas com manteiga e açúcar. A massa original é uma “pâte brisée” (massa de torta doce). Algumas pessoas preferem fazer com massa folhada ou uma massa « sablée ».

Os macarons: De chocolate, pistache, framboesa e praliné... esses doces são uma delícia e ninguém pode resisti-lo.

A raclette: É um prato suíço para ser dividido com a família. O prato é feito com queijo « raclette », embutidos variados e batatas. É consumido, preferencialmente, no inverno (por ser muito consistente). Se puder, experimente-o durante uma estadia nos Alpes, nas estações de ski.

 A tartiflette: Prato com queijo « reblochon » e batatas gratinadas com bacon, cebola e vinho branco. Simplesmente delicioso! Muito consistente também !

 O bœuf Bourguignon: Carne ao molho de vinho de Borgonha, cozido com cenouras.

A ratatouille: Para quem é apaixonado por legumes e deseja ter uma alimentação saudável, este é o prato ideal! Vem do Sul da França, da cidade de Nice e é feito com abobrinhas, tomates, berinjelas, cebolas, alho e azeite. Este prato famoso com o desenho-animado “Ratatouille” da Disney.

O Pot au Feu: Prato tradicional francês da cozinha da vovó. Muito popular, por ser feito com carne, cebolas, nabos, aipo e alho-poró. Este prato tem a opção de ser servido como sopa.

 As moules marinières: Mexilhões cozidos ao vinho branco, com cebola e batatas fritas. Os franceses adoram este prato!

O foie gras: Servido em «terrine» (é um produto típico do Sudoeste da França) nas entradas. Pode também ser cozido na panela. Na França é tradição comer comer foie gras durante as festas de Natal!

 Os escargots farcis: Este prato faz parte dos cardápios dos « Grands chefs ». Escargots da Borgonha são cozidos com alho e manteiga persillade,experimente!

A blanquette de veau: Carne de vitela cozida ao molho de vinho branco, com manteiga, cogumelos e legumes. O prato é servido com arroz.

O fondant au chocolat: Nada mais é do que o nosso “Petit Gateau”, o delicioso bolo pequeno e quente, recheado com chocolate em calda. Geralmente é servido acompanhado de sorvete de baunilha. Mas atenção: jamais peça por petit gateau se quer comer a sobremesa que conhecemos no Brasil. Na frança chama-se fondant au chocolat.

O  crème brûlée: Sobremesa muito famosa a base de ovos e leitecom açúcar caramelizado, ou seja, queimado por cima para dar um aspecto crocante na casca e cremoso por dentro.

O Paris-Brest: Sobremesa feita de massa « choux » - a massa de bombas e profiteroles - rcheado com um creme « praliné » - à base de avelãs - por dentro. Vale a pena!

 O Millefeuille: É o nosso mil-folhas, geralmente recheado do célebre creme « patissière » entre três massas folheadas que derretem na boca.

 O Far Breton: Parece um pudim tradicional da região da Bretanha, feito com ameixas secas.

 Ile flottante: Ovos nevados com creme de baunilha ou creme inglês.

 A França tem outros pratos maravilhosos, então, não hesite em consultar os cardápios, entrar nas patissèries e desfrutar dos maravilhosos sabores franceses!