Um alívio na sede: a beleza das fontes de água potável de Paris

As fontes de água potável de Paris são mais do que simplesmente uma utilidade para quem está passeando pela Cidade Luz, muitas delas trazem também muita beleza e charme, o que combina muito com a própria história da capital francesa. Ao todo são aproximadamente 120 fontes de água potável, espalhadas pelos 20 arrondissements. E você pode beber a água sem medo algum, pois há um controle rigoroso e quase diário da qualidade.

Fontes de água potável em Paris

Foi na idade média que as fontes de água potável começaram a ser construídas na capital francesa, pois naquela época não havia uma rede de distribuição tão eficaz como a atual. Era uma necessidade da época, pois quase ninguém tinha água encanada em casa e precisava ir até uma destas fontes para beber e fazer as coisas do dia a dia. Neste período as fontes eram abastecidas por aquedutos ou mesmo desviadas do rio Sena ou pequenos riachos.

Hoje você pode encontrar estas fontes em locais bem conhecidos, em pontos turísticos de destaque da cidade. Alguns exemplos são na Prefeitura de Paris (Hôtel de Ville), Catedral de Notre Dame, Louvre, Jardin de Luxembourg, Jardins de Tuilleries, Montmartre (Sacre-Coeur), e também perto da Torre Eiffel. Cada uma guarda sua particularidade, umas em forma de torneirinha, outras mais estilosas. Não há dúvidas que as mais belas são as conhecidas "Fontaines Wallace", que são aquelas em forma de estátuas, várias delas do século XVIII.

Vale lembrar que em 2010 a prefeitura de Paris iniciou um projeto para implantar fontes de água com gás por toda a cidade. Atualmente já existem 6, nas quais você pode beber gratuitamente o quanto quiser. Os endereços são: na entrada do Parc André Citroën; no Jardim d'Eoli; nas Berges do Seine; no Parc Martin Luther King, no Jardin de Reuilly e a mais nova fica na rue Neuve-Tolbiac, no número 19 (próximo à Biblioteca Nacional).  Se você quiser saber onde estão as fontes pode clicar aqui neste mapa.

Aproveite para conhecer todos estes pontos turísticos com a Minha Paris, com todo conforto e segurança.

Posted in Hábitos & Cotidiano and tagged , , .

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


*